Sobre o CEHIR

O Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR) é um dos principais núcleos de pesquisas e produções acadêmicas sobre a temática no Brasil. Os pesquisadores do CEHIR têm o objetivo analisar os sistemas religiosos como práticas históricas e culturais, as instituições e os seus personagens, as formas de produção e divulgação das crenças, a construção das narrativas religiosas, a formação das identidades, os grupos eclesiásticos, as expressões culturais da fé, os sistemas educacionais, as festas e devoções, dentre várias outras questões. 

Atualmente, o centro de pesquisas conta com quatro linhas de investigação: 

1. Catolicismos, cultura política e narratividades: Os integrantes da linha buscam refletir e problematizar a noção de religião, entendendo-a como "[...] um produto histórico, culturalmente condicionado [...]" e capaz de condicionar os aspectos políticos, sociais e econômicos em determinado período (MASSENZIO, 2005, p. 149). Suas investigações têm a preocupação de compreender a religião, sobretudo o catolicismo, com um olhar plural e nas suas relações de alteridade, construídas de forma privilegiada a partir de diferentes aportes narrativos. Neste sentido, para a escrita da história, são aproveitados os mais diversos tipos de fontes.

2. Mídia, religião e alteridades: Estuda a relação entre mídia e religião na construção de novos significados do religioso na contemporaneidade. Trabalha com fontes produzidas pela mídia impressa e audiovisual, lendo como os meios de comunicação deixam de ser meros transmissores de valores e informações e passam a produzir, como mediadores culturais (GINZBURG, 1989), conhecimentos, narrativas e definições acerca do religioso, assim como espaços próprios para a vivência do sagrado, indo além dos espaços tradicionais de devoção.

3. Missionarismos, diásporas e história: Compreende as práticas e estratégias missionárias como a ampliação das noções de alteridades, transculturação e mediações culturais, vendo no termo "missão" a criação de um paradigma ontológico. A discussão das estratégias missionárias no âmbito da História Cultural das Religiões insere-se na perspectiva de confluência de vários saberes, tornando-se um jogo de aparatos interdisciplinares e inserto no âmbito dos estudos que postam a cultura como centro da escrita da história.

4. Gênero e práticas religiosas: Busca compreender as determinações de gênero para a formação de uma cultura religiosa, ao mesmo tempo em que visa entender como as religiões contribuem para a construção das determinações de gênero, impondo uma revisão crítica dos critérios e das premissas para a escrita da história.

Apropriando-se das propostas da História Cultural, os membros do CEHIR compreendem as religiões a partir de uma abordagem teórica, como categoria analítica, conceitual e representações culturais com recortes em diferentes temporalidades e lugares. A partir deste posicionamento, as religiões são analisadas como um produto histórico, culturalmente condicionado e capaz de estruturar aspectos políticos, sociais e econômicos em um determinado período. Neste sentido, as investigações do grupo têm como base as abordagens históricas, sociais e antropológicas dos eventos religiosos, valendo-se dos vários ramos do conhecimento das ciências humanas. De tal modo, as atividades dos membros do CEHIR mantêm estreitas interlocuções com estudiosos da área da sociologia, da antropologia, das ciências da religião, da teologia e dos pesquisadores dos diversos campos do conhecimento que colaboram para que se compreenda o evento religioso a partir da sua historicidade. 

Com esta transdisciplinaridade, é possível entender como as práticas culturais tecidas no cotidiano são as principais responsáveis pela formação das identidades individuais e coletivas, em detrimento das ortodoxias e dos preceitos oficiais de cada religião. Neste sentido, os estudos sobre as religiões ultrapassaram os muros dos redutos eclesiásticos, pois se busca compreender o objeto de pesquisa a partir de uma abordagem plural e como uma elaboração histórica que não se resume a um enfoque teológico. 

Cadastrado nas principais plataformas acadêmicas do Brasil, o projeto de organização e estruturação do CEHIR foi idealizado a partir do primeiro semestre de 2015, contando com a colaboração de docentes, pesquisadores e estudantes do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas e de outras instituições de ensino superior do Brasil. Com a participação de membros efetivos e colaboradores de vários centros de ensino e pesquisa do país e do exterior, atualmente o CEHIR mantém parcerias que são fundamentais para as investigações sobre a História das Religiões, através da realização de eventos, a manutenção de um site e uma página no Facebook e a organização de publicações periódicas.

Como forma de apresentar os seus principais resultados à comunidade acadêmica, o CEHIR realizará de maneira bienal um encontro nacional dos seus membros, colaboradores e pesquisadores que se dedicam ao estudo do tema. O evento acontece de modo itinerante, em uma das universidades de um membro efetivo, tendo como base de organização os debates desenvolvidos nas reuniões periódicas realizadas com todos os componentes na Universidade Estadual de Campinas. Enfatizamos que o Centro de Estudos em História Cultural das Religiões é um grupo de pesquisa em constante formação, com a inserção de novos colaboradores, a afirmação de parcerias e propostas de trabalho que possam contribuir com as pesquisas acadêmicas que têm o objetivo de compreender as religiões em suas mais diversas representações. Deste modo, a equipe do CEHIR sempre estará disposta a colaborar com a produção na sua principal área de interesse, com novas parcerias e projetos para as discussões acadêmicas.


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora